DestaqueEstilo de vidaNotíciasSaúde

Não dormiu no Carnaval? Médico do Sono dá dicas para uma rápida recuperação

Com o fim do Carnaval, muitos foliões precisam lidar com as consequências das noites mal dormidas e da alteração dos padrões de sono. No entanto, segundo o Diretor Médico e Especialista em Medicina do Sono da Biologix, Dr. Geraldo Lorenzi Filho, há estratégias eficazes para ajudar na recuperação e no restabelecimento de um sono saudável para voltar à rotina.

Confira algumas delas:

1- Retome uma rotina regular de sono: é essencial voltar a uma programação consistente de sono, indo para a cama e acordando aproximadamente no mesmo horário todos os dias. Isso ajudará a restabelecer o ritmo circadiano natural do corpo.

2 – Priorize a qualidade do sono: mesmo que o tempo de sono possa ter sido reduzido durante o Carnaval, é importante concentrar-se em melhorar a qualidade do sono. Evite estimulantes, como cafeína, antes de dormir, e crie um ambiente propício para o sono, com um quarto escuro, fresco e silencioso.

3- Evite cochilos prolongados durante o dia: embora seja tentador tirar cochilos longos para compensar as noites perdidas, isso pode atrapalhar o sono noturno. Caso seja possível tirar cochilos, tente limitar a 20-30 minutos, se necessário, e evite cochilar muito tarde durante o dia.

4 – Pratique hábitos saudáveis de estilo de vida: além de uma boa higiene do sono, manter hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, pode ajudar a promover um sono de melhor qualidade.

5 – Considere ajuda: em casos de dificuldade extrema para dormir, algumas pessoas podem se beneficiar da consulta com um médico especializado em distúrbios do sono. Além disso, técnicas de relaxamento, como meditação ou respiração profunda, podem ajudar a acalmar a mente e preparar o corpo para o sono.

“Recuperar-se de noites mal dormidas pode levar alguns dias, mas seguindo essas orientações, é possível restabelecer um padrão de sono saudável e rejuvenescedor”, afirma o Dr. Lorenzi Filho. “Priorizar o sono é fundamental para a saúde física e mental a longo prazo”, complementa.


Sobre o Dr. Geraldo Lorenzi Filho:

Dr. Geraldo Lorenzi Filho é pneumologista, Diretor Médico e Especialista em Medicina do Sono da Biologix. Além disso, é coordenador do Laboratório do Sono do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Com vasta experiência na área, o Dr. Lorenzi Filho é reconhecido por sua dedicação ao estudo e tratamento dos distúrbios do sono e tem sido uma voz proeminente na promoção da saúde do sono no Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 7 =

Botão Voltar ao topo