CulturaDestaqueNotíciasRegião

Cruz das Almas tem sítio arqueológico pouco conhecido pela população

Local abriga fragmentos que pertenceram a populações indígenas anteriores à chegada dos portugueses.

Você sabia que Cruz das Almas possui um sítio arqueológico indígena com fragmentos que remetem ao período anterior à chegada dos portugueses ao Brasil?

Este lugar é conhecido como Sítio Arqueológico Reitoria e está localizado entre as comunidades rurais de Baixa da Linha e de Vila Guaxinim, nas proximidades da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Conforme informações do caderno de mapeamento arqueológico dos municípios de Cachoeira e São Félix, coordenado pelo Prof. Dr. Luydy Abraham Fernandes da UFRB, já foram encontrados no sítio arqueológico de Cruz das Almas “fragmentos cerâmicos e vários líticos lascados”, assim como urnas funerárias, com data estimada anterior a 1500. Embora haja um trabalho de preservação do sítio, esta parte da história de Cruz das Almas pode ser perdida no futuro. Isso porque existem fatores destrutivos que ameaçam o sítio, como o vandalismo e a erosão.

Preservação dos sítios

 Na última quinta-feira, 18, foi celebrado o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A data foi criada no início da década de 80 pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), organização não governamental associada à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com o objetivo de conscientizar o público e organizar ações relacionadas à valorização e à proteção dos bens culturais no mundo.

Este ano a data teve como tema “Catástrofes e Conflitos à Luz da Carta de Veneza”, com intuito de gerar uma reflexão sobre a conservação do patrimônio cultural diante das emergências climáticas, conflitos e catástrofes naturais de acordo com os princípios previstos na Carta de Veneza de 1964.  A carta tem como finalidade “a conservação e a restauração dos monumentos visam salvaguardar tanto a obra de arte como o testemunho da história.”, conforme seu artigo 3º.

Os Sítios do Brasil

No Brasil existem 23 sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial categorizados como culturais, naturais ou mistos. O Sítio Arqueológico da Reitoria ainda não é um deles.

Por Camila Souza Silva

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 19 =

Botão Voltar ao topo