Entrevistas

20 anos Santa Cruz FM: Programa Microfone Aberto entrevista o rapper ErriVance

Por Ivana Moreira

Nesta semana especial de aniversário dos 20 anos da rádio Santa Cruz FM,  87.9, o programa Microfone Aberto  apresentado pelos radialistas Celso Oliveira e Leônidas Rodrigues recebeu o rapper e âncora do programa Rap é o Som, ErriVance. 

Assim, a entrevista aconteceu nesta terça-feira (10), durante o bate-papo, ErriVance falou sobre a sua trajetória no Hip Hop, sua atuação política e social através do rap e as diversas ações promovidas tanto pelo Educa Rap quanto pelo Rap é o Som. 

Natural da cidade de Piritiba, sertão da Bahia e morador também da cidade de Jacobina, Roger Ramalho Hanna Vance, o “ErriVance”,  além de apresentar o programa na rádio Santa Cruz é estudante do 6° semestre do curso de Agroecologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Assim também, o entrevistado ocupou outros espaços através do curso de Agroecologia como representante e coordenador em vários cargos estudantis.

ErriVance. Redes Sociais

Rap é o Som e o público 

Com uma ótima capacidade de se comunicar, é difícil acreditar que esta seja a primeira experiência de Roger como comunicador. Mas, de acordo com ele, foi através do Rap é o Som que ele iniciou como âncora no rádio.

Assim, a história do programa surgiu nas ruas, através das batalhas de rimas, logo depois Thiago Chagas e Mário do Jornal acabaram fazendo um convite para esse projeto ocupar um espaço na rádio Santa Cruz. Hoje, o programa de rap faz muito sucesso na programação da Santa Cruz FM.

” O Rap é o Som nada mais é do que um espaço democrático, onde a gente democratiza a cultura oportunizando os jovens MCs, jovens poetas e poetisas em sua maioria negros e negras”, disse ErriVance.

Dessa forma, o apresentador desse programa destacou que a diversidade do Rap é o Som faz com que essa atração seja sempre bem recebida pelo público. Da mesma forma que essa atração dialoga com vários temas e assuntos,  trazendo diversos  convidados, mostrando que o hip hop não é só cultura, mas também informação e educação. 

Sobre a equipe que compõe o programa transmitido pela Santa Cruz FM, ErriVance, falou sobre Renato Reis,  que contribuiu bastante no início desse projeto. Hoje o Rap é o Som conta com a participação do cineasta Jheffeson Jheksom, da estudante de medicina veterinária Ana Carolina, Maria Aline Rodrigues e a estudante de Jornalismo Rebeca Falcão. 

Educa Rap 

Durante o bate-papo, o entrevistado ressaltou a importância desse projeto de extensão da UFRB, chamado EducaRap. Pois, segundo ele, “esse projeto amplifica as ações da Universidade aqui na rádio, o Educa Rap através do Rap é o Som  vem contribuindo para que a Universidade estabeleça um elo de comunicação com a sociedade e/ou  a comunidade externa”.

No decorrer da entrevista, ErriVance, ainda improvisou algumas rimas, além disso, destacou algumas ações tanto do Educa Rap quanto do Rap é o Som: 

“Estamos com um ano e meio de Rap é o som, durante esse período desenvolvemos várias ações como a produção do videoclipe “Fique em casa” uma música feita para o combate da pandemia e teve participações de Leepão, Raissa Caldas e Uh Neto. Teve outra música gravada chamada de “máquina da democracia”. Além das músicas, desenvolvemos ações comunitárias, como a doação de materiais de higiene para a Associação da Comunidade Quilombola Vila Guaxinim, através desse projeto de extensão, foi ofertado também uma bolsa para a estudante do curso de jornalismo Rebeca Falcão. Além disso, tivemos uma grande realização que foi a exibição de um documentário desse projeto na TVE. É importante destacar também que durante esse tempo de Rap é o Som passaram pelo programa mais de 100 convidados.”

Por fim, ErriVance agradeceu a oportunidade e destacou que o Rap é o Som agrega bastante para a Rádio Santa Cruz FM. 

ErriVance durante a entrevista.

A Santa Cruz FM 

No dia 16 de agosto, a rádio Santa Cruz FM estará comemorando 20 anos de existência e para celebrar a data, durante essa semana, passarão pelo programa alguns entrevistados que compõe a equipe da rádio.

Confira a entrevista na íntegra neste link https://bit.ly/3s6tqPw

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − um =

Botão Voltar ao topo