CulturaDestaque

Projeto de Extensão Educa Rap abre inscrições para poetas e poetisas de todo Brasil

Por Ivana Moreira

Com o objetivo de incentivar a produção poética e visibilizar essa arte e os artista que a produzem, o Projeto de Extensão Educa Rap da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), abriu inscrições para poetas e poetisas participarem do programa Rap é o Som, na Rádio Santa Cruz FM 87,9, no bloco Momento Lírico. 

O “Momento Lírico” é apresentado por Ana Carolina, 19 anos, estudante de Medicina Veterinária (UFRB), que atualmente reside em Valença – Ba. A estudante começou a participar do Educa Rap no ano passado, através de vídeos de recital de poesias publicados no Instagram.

Assim, Ana Carolina, explicou a sua relação com a poesia “faz parte de mim desde muito nova!  Assim que comecei a escrever, com uns 5 – 6 anos, já fazia cartinhas para minha mãe rimando. Com o passar dos anos continuei, porém, entre os 13 aos 16 por algum motivo parei, mas assim que completei 17 voltei a escrever”.

É importante destacar que o bloco “Momento Lírico” é um espaço onde poetas e poetisas dão voz a sua poesia e divulgam seu trabalho de forma gratuita através da rádio e do Instagram do Projeto.

Ana Carolina, destacou que “o Bloco é mais que apenas um “momento”, ele é um marco, uma marca registrada no Rap é o Som, ele embeleza mais nossos sábados, incentiva a voz do povo, fortalece o escritor, enriquece com cultura o ouvinte. E quando se fala em “poesia na rádio”, nos remetemos a um passado onde a poesia era muitas vezes censuradas, e a sua presença hoje em um programa de rádio mostra a revolução presente na nossa sociedade”.

Ana Carolina, apresentadora do “Momento Lírico” Foto: Arquivo pessoal

A participação é aberta para o público de todo o Brasil “já tivemos participantes de outros estados. O Momento Lírico é um espaço livre para poetas e poetisas independente do local onde moram”, destacou a apresentadora do quadro. Para participar basta preencher o formulário de inscrição https://forms.gle/CzRuR4tBekRCostv6 que está disponível por tempo indeterminado.

O Programa Rap é O Som faz parte do Projeto de Extensão da UFRB “Educa Rap”, transmitido pela Rádio Santa Cruz FM 87.9, todos os sábados às 19 horas, apresentado pelo aluno de Agroecologia ErriVance e pelo cineasta Jheffeson Jheksom. 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo