COVID-19DestaqueNotíciasPolíticaSaúde

Cruz das Almas: sessão da CPI ouve profissionais da Saúde do município

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Cruz das Almas realizou mais uma sessão na manhã desta quarta-feira, 18, na Câmara de Vereadores. Com o objetivo de esclarecer possíveis troca de vacinas, adulteração e destruição de cartões de vacinação dos pacientes e óbito por suposto erro médico, os parlamentares Paulinho Policial (PSD), Pedro Melo (PT) e Carlos Trindade (PT), que são o presidente, o relator e o secretário da CPI, respectivamente, receberam os profissionais Andreia Fernandes Melo (técnica de enfermagem); Cosme Santos da Silva (técnico de enfermagem); Dr. Vitor Lúcio de Oliveira Alves (Diretor médico do município) e a Dra. Ingrid dos Santos Mutti (ex-médica do município de Cruz das Almas). Os profissionais de saúde foram convocados na condição de testemunha.

Tensão e esclarecimentos

Os primeiros a testemunharem foram os técnicos de enfermagem Andreia Melo e Cosme da Silva que explicaram as ações e condições do dia do falecimento do senhor Ronaldo Teles.

No depoimento seguinte, a sessão foi marcada pelo ponto de tensionamento entre o doutor Vitor Lúcio e o relator Pedro Melo, depois que o vereador questionou o recebimento de dinheiro vivo de profissionais contratados pelo município. De acordo com o médico, esse tipo de acordo é necessário para cobrir plantões e é acordado entre os médicos, sem interferência dele. Porém, Pedro Melo insistiu e houve um momento de tensão entre os dois. Confira o vídeo abaixo.

Fechando o dia da CPI, a doutora Ingrid Mutti, que trabalhou na UPA de Cruz das Almas, afirmou que foi chamada para comparecer ao Pronto Atendimento de Covid (P.A. Covid) para prestar assistência ao paciente Ronaldo Teles no processo de intubação. Ainda conforme a doutora, ela não pode revelar o estado de saúde do paciente por conta do sigilo médico, mas ele já se encontrava em estado grave quando foi chamada.

A próxima reunião da CPI deve acontecer somente no mês de setembro, já que os parlamentares irão a Brasília para Marcha dos Vereadores. Os próximos convocados na condição de testemunha serão: o doutor Aquilino Fernin Castro, médico da Secretaria de Saúde da Bahia, os senhores Alexandre Chaves Neto e Celma Silva Castro e Adriana de Souza Farias. Os médicos dr. Henrique Calhau e a dra. Alana não participaram, mais uma vez, nem justificaram a ausência. Desta forma, serão notificados outra vez.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − quatro =

Botão Voltar ao topo