BrasilEstilo de vidaNotíciasTrânsito

Vai viajar? Veja 5 dicas para cuidar do motor antes de pegar a estrada

Especialista revela boas práticas que podem garantir a segurança e evitar dores de cabeça durante a viagem neste Carnaval.

Enquanto muitas pessoas gostam de curtir o Carnaval na avenida e participar das tradicionais festividades de rua, muitos brasileiros pegam a estrada e levam amigos e familiares para o litoral ou interior do estado. Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva e do Question Pro, cerca de 67,9 milhões de pessoas pretendem aproveitar o Carnaval em 2024, o que representa 44% da população. Em 2023, este número era de apenas 37%.

Durante um passeio de carro, os condutores devem se lembrar que o motor está sujeito a altas temperaturas e pressão. Por isso, é essencial verificar regularmente o nível e a qualidade do óleo lubrificante, principalmente em dias quentes, pois o calor intenso pode aumentar a pressão no sistema de lubrificação.

“A adequada lubrificação do motor é essencial para prevenir danos e garantir a segurança do veículo e de todos os passageiros. Durante as viagens de carro, é fundamental que os motoristas fiquem atentos aos intervalos de troca de óleo recomendados pelo fabricante do veículo. Seguir essas orientações garante que o motor funcione corretamente, prolonga sua vida útil e ajuda a evitar dores de cabeça durante o passeio”, afirma Denilson Barbosa, gerente de qualidade da YPF Brasil.

Abaixo, confira cinco dicas práticas para garantir a segurança e diversão durante a viagem no Carnaval deste ano:

 

  • Verifique o nível de óleo antes de viajar

Verificar o nível de óleo do seu carro é fundamental para garantir um bom desempenho do motor e evitar danos. Logo antes de iniciar a jornada, é recomendado estacionar o carro em uma superfície plana, deixar o motor aquecer e, em seguida, verificar o nível de óleo para garantir sua distribuição uniforme.

Além disso, é importante verificar também o nível da água do radiador e a calibragem dos pneus. Esses cuidados simples podem fazer toda a diferença na viagem, proporcionando mais segurança e tranquilidade. Não se esqueça de também conferir as condições dos freios e das luzes. Uma revisão básica pode evitar muitos problemas inesperados na estrada.

 

  • Escolha o óleo certo para o seu motor

Escolher o óleo certo para o seu motor é essencial para garantir o bom funcionamento e a durabilidade do seu veículo. Verifique sempre o manual do proprietário para saber qual a especificação de óleo recomendada para o seu carro. Além disso, fique atento à viscosidade do óleo, que deve ser adequada ao clima da região onde você utiliza o veículo. Ao escolher o óleo certo, você estará contribuindo para a saúde e a longevidade do motor do seu carro.

 

  • Mantenha a lubrificação adequada durante longas viagens

Isso é essencial para garantir o bom funcionamento do veículo e evitar danos ao motor. Além disso, verifique regularmente o nível de óleo e a condição dos pneus. Em viagens longas, faça pausas para descansar e esticar as pernas, o que ajuda a manter a concentração e reduzir o cansaço. E lembre-se sempre de seguir as leis de trânsito e respeitar os limites de velocidade. Sua segurança e a dos demais motoristas são fundamentais.

 

  • Esteja atento aos sinais de desgaste do motor durante a viagem

Verifique regularmente o nível de óleo e a temperatura do motor. Caso perceba alguma variação brusca, pare imediatamente em um local seguro e verifique o que está acontecendo. Ignorar os sinais de desgaste pode resultar em danos graves ao motor e até mesmo em uma parada inesperada no meio da estrada. Sua atenção aos detalhes pode fazer toda a diferença na durabilidade e desempenho do seu veículo.

 

  • Se houver perda de lubrificante durante o trajeto, é preciso completar

Caso aconteça de quebra do veículo na estrada e houver uma perda de lubrificante, o recomendado é completar o nível até ele retornar a origem e, quando chegar em casa, fazer a troca com o lubrificante por completo, respeitando as especificações. Porém, se o condutor notar que há um vazamento, ele deve primeiramente chamar um especialista para encontrar o motivo, e trocar por completo o lubrificante.

 

Sobre a YPF

Atua no Brasil desde 1998, possui sede e fábrica em Diadema-SP, e tem em seu portfólio uma linha completa de lubrificantes para automóveis sob a marca ELAION, veículos pesados e agrícolas sob a marca EXTRAVIDA, além de graxas e fluidos funcionais. Através de seus distribuidores e revendedores, a YPF tem distribuição em todo país.Visite o site www.ypf.com.br  e conheça as redes sociais para saber mais sobre a história e nossa linha de produtos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =

Botão Voltar ao topo