AlimentosEntretenimentoEstilo de vidaNotíciasSaúde

Vai se jogar nos blocos? Confira como se alimentar corretamente e evitar um piriri pós-folia

Especialista dá dicas para avaliar a comida de rua, o que evitar e o que preferir.

O Carnaval está bombando por todo o país e olha que a folia oficial ainda nem começou. Mas como fica o corpo antes, durante e após dias e mais dias sob desgaste físico intenso e muita animação? Qual o papel da alimentação nesse processo? A nutricionista Ana Paula Braun garante que na hora da apuração, o quesito é um dos mais importantes, é quase um critério de desempate entre quem vai se dar bem e quem vai se dar mal no pós-carnaval.

“Primeiro que nosso corpo não sabe que é fim de semana, muito menos carnaval. Então a moderação deve ser sempre considerada em todos os sentidos, no esforço físico, na bebida alcoólica, na alimentação, em tudo”, diz.

Uma das principais preocupações de quem pretende se jogar para valer e passar horas nos blocos deve ser o lugar onde vai comer. Comida de rua, muitas vezes, acaba sendo cômodo, prático e até necessário por falta de opção, mas a dica aqui é ficar atento na escolha da barraca. Observar a localização, se não está próximo a lixos e esgotos é fundamental. Tem também a vestimenta de quem está na preparação, se a mesma pessoa que manuseia o lanche, mexe com dinheiro sem fazer uso de luva e a higienização adequada.

“O armazenamento dos alimentos é outro ponto importante, o que é para estar refrigerado, protegido do sol, com tampa, são coisas que em poucos minutos de observação, a pessoa já consegue avaliar. Alimentos que passam por um processo de cozimento são sempre os melhores porque o aquecimento e a temperatura ajudam a eliminar bactérias e outras coisas que podem trazer algum mal estar depois”, revela a especialista em nutrição funcional.

Algumas opções mais saudáveis para consumir na rua: frutas secas e desidratadas, castanhas, amendoim, frutas frescas, açaí, milho cozido, sanduíche natural desde que bem armazenado e com boa aparência, mas evitando maionese e ketchup.

“E nada de ir para a folia de estômago vazio, se alimente, mas se alimente com coisas leves, evite frituras e comida muito pesada. Prefira um sanduíche natural, um iogurte com frutas e cereais, uma barrinha proteica e beba bastante líquido, antes, durante e após os bloquinhos. Lembre-se que se você beber bastante água entre as bebidas alcoólicas, você reduz em até 80% a chance de ter ressaca,” explica a nutricionista.

Sobre o calor e as altas temperaturas, Ana Paula reforça, antes de mais nada, a importância de manter-se hidratado, tanto antes como depois, mas principalmente durante a folia. Água, água de coco e bebidas isotônicas são boas opções. Faça uso também do protetor solar, considerando a reaplicação ao longo do dia. Roupas leves, bonés ou viseiras e sombra sempre que possível são outras recomendações da especialista em saúde e bem-estar.

 

Sobre a especialista – A ex-ajudante de pedreiro Ana Paula Braun furou a bolha e rompeu todos os paradigmas, tornando-se uma empresária de sucesso no Espírito Santo. Há mais de 10 anos empreendendo, a nutricionista que tem como foco o emagrecimento saudável e sem culpa e já atendeu mais de 3 mil pacientes, fala sobre qualquer assunto da área como compulsão e reeducação alimentar, além de condições médicas que tenham relação com a alimentação, como diabetes, hipertensão, doença celíaca e intolerâncias. Ana Paula está à frente de 8 clínicas de estética da rede ‘Execelência’ – sendo 7 no ES e 1 em SP – e já faturou mais de 25 milhões de reais na área. Além do trabalho nas clínicas, sempre voltados para a saúde e o bem-estar, hoje ela também ajuda mulheres que sonham em mudar de vida, por meio de palestras e mentorias. @aanapaulabraun

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 4 =

Botão Voltar ao topo