DestaqueNotíciasRegião

UFRB inaugura Hospital Veterinário dia 04

Tigrão é mais um cachorro abandonado nas ruas de Cruz das Almas. A sorte dele é que alguns estudantes do curso de Veterinária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) resolveram cuidar dos seus problemas depois de identificarem uma miíase (doença proveniente da infestação de larvas de moscas na pela do animal) na sua cabeça.

O cão também apresenta seqüelas em seu sistema nervoso por causa de uma doença viral. Tigrão está internado há dois meses nas dependências do Hospital Veterinário da UFRB. As obras foram entregues em dezembro após quatro anos do seu início.

Marcado para inaugurar oficialmente na sexta-feira (4), a partir das 10h, o Hospital Veterinário da UFRB ainda não funcionará com plena capacidade, explicou a professora Ana Paula Cardoso Peixoto, diretora da unidade. “Já temos toda a estrutura e equipamentos, mas ainda há necessidade de contratação de veterinários para o atendimento”, disse.

O local tem 3.500 metros quadrados com estrutura para atendimento clínico, cirurgias, espaço para internamento de pequenos e grandes animais, laboratório clínico, parasitário, de doenças infecciosas e de histopatologia (para realizar a necropsia e desvendar a causa da morte do animal).

“Temos também estrutura de suporte para lavanderia, esterilização de material, refeitório e salas de aula”, complementa Ana Paula.

A professora ressaltou que neste momento o hospital ainda não realiza atendimento aberto. “Tem que fazer o agendamento prévio”, ensinou. O motivo é a contratação de veterinários que ainda está em curso. “Vai ocorrer concurso para termos esses profissionais aqui”, falou.

Ana Paula revelou que os atendimentos neste momento são feitos por professores do curso de Veterinária durante as aulas de certas disciplinas. “Por isso é fundamental o agendamento. Não adianta chegar aqui com o animal para uma emergência. Tem que ser agendado”, reforçou a diretora da unidade.

O morador que desejar levar seu animal de pequeno porte como cachorro e gato, por exemplo, deve ligar para (75) 3621-0972, das 08h às 12h e das 14h às 17h. “Os de grande porte [animal], por enquanto, o que estamos atendendo é só os da instituição”, esclareceu Ana Paula.

No final deste semestre a UFRB forma sua primeira turma de veterinários. A diretora garante que o hospital terá forte atuação social na luta pela posse responsável. “Nossa intenção é firmar parcerias para realizar castração e outros atendimentos”, informou.

Com espaço para internar até 55 animais de pequeno porte, o Hospital Veterinário da UFRB conta com três centros cirúrgicos de animais de pequeno porte e outro para grande porte. “Tudo dentro dos padrões de biosegurança”, comemora Ana Paula.

A diretora planeja pleitear no Ministério da Educação a implantação de residência médica no hospital. “Às vezes parece muito, mas em dois anos devemos estar em pleno funcionamento”, concluiu. Reportagem e fotosHOSPITAL VETERINÁRIO DA UFRB: Maurício Medeiros

 

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Liguei para o hospital veterinário para saber dos valores das castrações, achei muito caro, em Salvador encontro clinica particular que faz castração solidária a 100,00 machos e 120,00 fêmeas.
    Em cruz fica mais que o dobro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo