DestaqueEntrevistasNotíciasPolítica

Thiacle fala do seu segundo período de governo e do Consórcio de Infraestrutura

O prefeito de Castro Alves,Thiancle da Silva Araújo (PSD), foi o entrevistado desta quinta-feira (21) do radialista Celso Oliveira, no Programa Microfone Aberto, da Rádio Santa Cruz FM. Durante a entrevista, Thiancle Araújo, falou sobre sua segunda gestão, saúde, pandemia e sobre o Consórcio de Infraestrutura do Recôncavo. 

Dedicação em seus mandatos

O prefeito de Castro Alves foi eleito em novembro do ano passado com 73,67% dos votos, foram 12.252 votos no total. O candidato derrotou Diego de Clóves, que ficou em segundo lugar com 24,74% (4.114 votos). Sendo assim, ele destacou a importância de se dedicar ao máximo para a população: “Na gestão pública, desde meu primeiro mandato, sempre fui muito transparente com a população. Não é possível dizer que irá solucionar todos os problemas em um único mandato. Pois, sempre vão surgir novas necessidades, porém o mais importante é que o gestor se dedique ao máximo o tempo todo”, salientou. 

Vacinação

Com relação às vacinas, Thiancle, explicou que o Consórcio de Saúde presidido pelo prefeito de Conceição de Almeida, Ito de Bega (PSD), vem debatendo essa questão: “Temos discutido com o Governo do Estado, inclusive, sobre os critérios de distribuição de vacinas e sobre a forma que tem chegado. Quero deixar claro, que os prefeitos estão ansiosos para que mais doses de vacinas cheguem e a população seja logo imunizada.”

O gestor  deixou expressou que gostaria que a imunização contra a Covid-19 estivesse mais acelerada. Segundo ele “A gente não pode perder tempo e oportunidade de aquisição das vacinas como aconteceu no ano passado. Gostaria que a coordenação central do Brasil tivesse mais   vontade de resolver isso”. 

Em Castro Alves foram imunizados até agora, com a primeira dose, 3.400 pessoas e com a segunda dose em torno de 1.400 pessoas. De acordo com Thiancle, esse número é muito baixo: “1.400 pessoas significam pouco mais de 5% da população do município é muito pouco diante da urgência da necessidade. A nossa população merece mais vacinas”, ressaltou. 

A pandemia e a saúde 

Apesar de ressaltar os esforços do Município para adquirir mais vacinas, a área da saúde vem exigindo muito empenho durante esse momento pandêmico. Dessa forma, o gestor explicou a importância do Consórcio de Saúde para o Recôncavo e destacou a atuação firme para que se melhore essa área: 

“Eu gostaria de ressaltar uma iniciativa do presidente do consórcio da saúde, foi disponibilizado o serviço de tomografia para que funcionasse nos finais de semana. Dessa forma,  os hospitais dos Municípios consorciados podem levar seus pacientes com covid-19 para que se realize os exames, principalmente, para analisar o comprometimento dos pulmões”, destacou. 

Sobre as dificuldades encontradas durante essa pandemia, o atual gestor explicou que os prefeitos se depararam com uma realidade diferente e que os limitam em diversas ações: ” O grande desafio é continuar trabalhando de forma segura durante essa pandemia, precisamos ter o cuidado e não colocar em risco os profissionais que realizam trabalhos importantes nessa pandemia”. 

Consórcio de Infraestrutura do Recôncavo

O Consórcio do Recôncavo é um caminho eficaz para desenvolver os municípios. De acordo com o gestor de Castro Alves é necessário se unir para resolver problemas que atingem a população: “Os prefeitos e gestores precisam se unir e colocar o Consórcio efetivamente como um instrumento de solução para as políticas públicas”, explicou. 

Ainda sobre o Consórcio, o prefeito, explicou como funciona a gestão e eleição da presidência e da diretoria. Segundo ele, esse projeto é conduzido de forma amigável entre diretoria e presidência. 

Para finalizar, Thiancle Araújo, agradeceu aos ouvintes do Microfone Aberto e se colocou à disposição da população. Além disso, salientou a importância de se manter os cuidados com essa pandemia. 

Por: Ivana Moreira

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo