COVID-19DestaqueNotíciasPolíticaSaúde

Secretária municipal interina de Saúde testemunha na CPI de Cruz das Almas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde de Cruz das Almas, que investiga a troca de vacinas, adulteração e destruição de cartões de vacinação dos pacientes, bem como a investigação sobre óbito por suposto erro médico, reuniu testemunhas na Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, na manhã desta quarta-feira, 01. Estiveram presentes os membros da CPI – o Presidente Paulinho Policial (PSD); o Relator Pedro Melo (PT) e o Secretário Carlos Trindade (PP) -, além das testemunhas Alexandre Chaves da Silva Neto, Celma Silva de Castro, Geisa Dias Reis, dr. Aquilino Fernim Castro e Kaliane da Silva Ferreira, que é a secretária municipal interina de Saúde.

As oitivas (audição das testemunhas) foram realizadas com profissionais da Saúde de Cruz das Almas que trabalharam no dia do óbito de Ronaldo Teles ou estiveram de plantão em momentos anteriores ou posteriores ao fato.

Na última semana, a Câmara de Vereadores de Cruz das Almas divulgou a ata da oitiva da dra. Alana Maria que negou que tivesse algum vínculo empregatício com Cruz das Almas, o que levanta suspeitas sobre o preenchimento do atestado de óbito de Ronaldo Teles por uma falsa médica.

Polêmicas e peça-chave

A oitiva da secretária municipal interina de Saúde de Cruz das Almas, Kaliane da Silva Ferreira, aconteceu por último. Durante a sessão, ela foi perguntada sobre a possibilidade de erro médico e a ocorrência de fraude dos dados da dra. Alana Maria. Conforme Kaliane, houve uma troca de plantões no dia 04 de abril, que foi solicitada pela dra. Marcela.  

“Dr. Henrique Calhau solicitou a falta da dra. Marcela, que era a médica plantonista do dia. Ela havia informado uma permuta no plantão já que não poderia trabalhar”, explicou.

Perguntada sobre vulnerabilidades nas permutas médicas do município, Kaliane disse que há indicação de descumprimento das orientações pelo dr. Henrique Calhau, que foram passadas pelo Diretor Médico dr. Vitor Lúcio.

“Ele (dr. Henrique Calhau) não contratou uma médica nova, quem faz a contratação é a Secretaria Municipal de Saúde. Não há registros de contrato da senhora Alana. Ela (a suposta médica) veio substituir a senhora Marcela a pedido da mesma ao senhor Henrique Calhau.”

E continua.

“Ele seria a melhor pessoa para prestar essas informações, mas ele descumpriu a orientação do senhor Vitor Lúcio. Ao se reunir com eles (equipe médica), (Vitor Lúcio) repassou algumas informações para que essas permutas ocorressem com alguns médicos do município”, concluiu.

ENTENDA COMO ACONTECEM AS PERMUTAS ENTRE OS MÉDICOS DO MUNICÍPIO CLICANDO AQUI

O Presidente Paulinho avisou que o dr. Henrique Calhau enviou ofício avisando que não poderia, mais uma vez, estar presente na sessão por conta de questões profissionais. Porém, o médico vem se tornando peça-chave para a CPI entender qual médico estava de plantão no dia 04 de abril, por essa razão, ainda conforme Paulinho, a oitiva de Henrique pode ser realizada no município de Santo Antônio de Jesus, local onde ele trabalha.

A próxima sessão da CPI acontecerá na próxima quarta-feira, 08, na Câmara de Vereadores de Cruz das Almas e terá transmissão ao vivo tanto no Facebook da Câmara quanto no canal do YouTube.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =

Botão Voltar ao topo