DestaqueEducaçãoNotícias

Secretária de Educação fala como será o retorno às aulas presenciais em Cruz das Almas

(Prefeitura Municipal de Cruz das Almas/Reprodução)

Na tarde desta sexta-feira (07), o Programa Microfone Aberto, comandado pelos radialistas Sílvio Caldas e Leônidas Rodrigues, transmitido pela rádio Santa Cruz FM 87.9, entrevistou a professora e secretária municipal de Educação, Geisa Novaes. 

Durante a sua participação, Geisa esclareceu as principais dúvidas sobre o possível retorno das aulas no município.

Volta às aulas híbridas

Após mais de um ano de pandemia e de paralisação das aulas presenciais, o Governador Rui Costa nesta última terça-feira (04) defendeu a volta às aulas presenciais. Tendo em vista que em Salvador, os estudantes tanto da rede municipal quanto do ensino privado retornaram às salas de aula na segunda-feira (03).

 No entanto, em Cruz das Almas, o momento é propício para se iniciar vários debates acerca dessa questão. Afinal, muitos pais de alunos já estão com diversas dúvidas sobre esse retorno às salas de aulas. Sendo assim, de acordo com a secretária de educação, várias reuniões já estão acontecendo para discutir e traçar a volta do ensino presencial no Município.

“No momento, ainda não temos uma data para o início das aulas. No próximo dia 20 acontecerá uma reunião com as unidades privadas, pois estarão apresentando um plano de contingência de cada unidade escolar a vigilância sanitária. E, nós estamos em diálogos vendo as possibilidades para o retorno no Município”, explicou Geisa.

Tríplice reunião

Nesta última quinta-feira (6), ocorreu uma reunião com a Secretaria Municipal de  Saúde, Educação, Infraestrutura, Ministério Público e  Defensoria Pública  para traçar algumas ações para esse retorno das aulas híbridas em Cruz das Almas.

“Desde o início de janeiro, nós já estamos em constante diálogo com o Ministério Público para pensarmos nesse plano de contigência e se preparando para o possível retorno. Pois será  inevitável, estamos com o novo normal e esse retorno irá acontecer. Essa reunião de ontem foi muito proveitosa”, salientou.

Retorno às aulas, como será?

Durante o bate-papo, Geisa Novaes, salientou a importância do Município se preparar para essa volta às aulas. Segundo a secretária todo o cuidado e preparo já está sendo implantado na rede de ensino.

“Estamos pensando nas condições de saúde, das unidades escolares e na capacitação dos profissionais para esse retorno. Já temos algumas ações e orientações. Nós estamos atentos à saúde psicológica dos profissionais da educação, então vamos iniciar o mês de maio e junho com uma capacitação preparando para esse possível retorno”, destacou.

 Segurança dos estudantes

Diante desse cenário de pandemia, fica evidente a preocupação dos pais com os seus filhos. Pois, foram muitos meses de ensino remoto, agora com a possibilidade desse retorno às salas de aulas muitas dúvidas surgiram. Principalmente, em relação à segurança dos alunos e alunas. Para responder essa questão, Geisa explicou: 

 “O ensino híbrido vai estar possibilitando um  escalonamento dos estudantes, assim metade da turma de acordo com o espaçamento das unidades escolares e das salas de aula. Então, metade da turma irá fazer aula presencial durante uma semana e a outra remota e vice-versa”.

E os alunos, serão vacinados?

Nas últimas semanas os profissionais da educação começaram a receber a primeira dose da vacina contra o Coronavírus. Dessa forma, o retorno se tornou mais seguro para esses trabalhadores, mas diversos pais estão questionando sobre a imunização dos alunos, quando será possível?

Para esclarecer essa dúvida, Geisa informou que o Ministério da Saúde vem cumprindo o Programa Nacional de Imunização (PNI), sendo assim, tanto o Estado quando o Município seguem esse cronograma.

“Estamos avançando com as vacinas, neste momento estão sendo imunizados profissionais da educação que são porteiros, serviços gerais, secretárias, não serão só os professores. O Município se atentou a isso e estará vacinando todos os profissionais dessa área. O nosso desejo é que sejam vacinados todos os alunos, aliás toda a população”, informou.

De acordo com as explicações da secretária ainda não há previsão para vacinar os alunos, pois o Município segue o Plano de Imunização. Porém, a mesma expressou que “vacinar todos os alunos não depende de nós, mas desejamos que todos os alunos sejam vacinados antes do retorno às aulas”, disse Geisa.

Termo de responsabilidade para os pais

Ao longo da entrevista, Geisa, esclareceu que essa volta às aulas não será de caráter obrigatório. Mas, haverá um termo que comprove que os pais estarão de acordo com o retorno do seu filho para a escola e assim se responsabilizará.

  “Quando o pai faz a matricula de seus filhos, ele está se responsabilizando que o filho estará na unidade escolar. Dentro do plano de contingência, e das orientações que estão em todos os planos e todas as cartinhas nos remete a esse termo de responsabilidade.  Visto que, nós estamos em um período de pandemia e é facultativo o pai permitir ou não que o filho retorne à unidade escolar. Por esse motivo o termo de responsabilidade. “

Por fim, a secretária elogiou a atuação dos professores e professoras durante o ensino remoto. “Os professores estão trabalhando de forma brilhante, os professores tem se reinventado nesse período da pandemia, os professores estão se desdobrado. E eu fico fascinada com o trabalho que os professores estão tendo, um cuidado, uma atenção. O trabalho aumentou, as cargas horárias aumentaram. O professor não parou”, finalizou a secretária de educação.

Abaixo os áudios com as respostas da secretária Geisa Novaes sobre o retorno às aulas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + três =

Botão Voltar ao topo