BrasilCulturaDestaqueNotícias

Santa Dulce dos Pobres: novo feriado no Brasil é aprovado no Senado

Projeto, em análise na Câmara, propõe lembrar a data em 13 de março

A Câmara dos Deputados se prepara para analisar o projeto, aprovado no Senado, que cria um novo feriado nacional. A data celebra Santa Dulce dos Pobres e, caso aprovada, será lembrada em 13 de março, dia da morte da religiosa, que faleceu em 1992, em Salvador. O projeto é de autoria do senador Flávio Arns (Podemos).

A Igreja Católica celebra a Santa Dulce em 13 de agosto, dia em que ela se tornou freira. Nascida em Salvador, em 26 de maio de 1914, foi batizada como Maria de Souza Brito Lopes Pontes, mas escolheu o nome de irmã Dulce em homenagem à mãe, Dulce Maria de Souza Brito, morta quando a freira tinha apenas 7 anos.

A irmã Dulce foi canonizada pelo Papa Francisco, no Vaticano, em 13 de outubro de 2019, tornando-se a Santa Dulce dos Pobres, uma das religiosas mais populares do Brasil por conta do trabalho social que prestava em amparo aos mais pobres.

Um dos episódios mais marcantes ocorreu em 1949 quando ela transformou o galinheiro do Convento de Santo Antônio em um abrigo para receber cerca de 70 pessoas pessoas doentes que estavam em situação de rua. O local se transformou em 1970 em Hospital Santo Antônio, um dos maiores do Nordeste.

O Vaticano considera Santa Dulce a primeira santa brasileira, visto que ela foi a primeira mulher nascida no Brasil que teve milagres reconhecidos pela Igreja Católica. Ela também é conhecida como o anjo bom da Bahia.

Fonte: Rádio Itatiaia

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =

Botão Voltar ao topo