Notícias

Para você entrar no pátio o preso tem que autorizar, revela agente penitenciário

“Pra você entrar no pátio, pra abrir e fechar os cadeados de manhã e à tarde o preso tem que autorizar.

preso diz

Já teve momento que a cadeia não estava tão tranquila assim, entre eles, e os presos fazerem a segurança dos agentes. Você tem um grupo de soldados do crime fazendo segurança pra você trabalhar. Você se sente seguro em uma situação desta?”, assim o coordenador do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), Geonias Santos, descreve parte da rotina de uma gente prisional.

Em greve por tempo indeterminado desde esta quarta-feira (27), os agentes penitenciários reivindicam melhorias na infraestrutura da categoria. Em entrevista ao radialista Zé Eduardo, na Rádio Metrópole, o coordenador detalhou os problemas enfrentados por estes profissionais que lidam diretamente com um sistema prisional precário.

Questionado sobre a chegada de drogas e armas no interior das penitenciárias, como as reveladas na rebelião no presídio de Feira de Santana, no domingo (24), Geonias criticou a estrutura vigente.  “As unidades prisionais do Estado da Bahia ou elas não têm muros, ou os muros baixíssimos. E o Sindicato tem feito questão de cobrar dos trabalhadores que façam filmagens das coisas que acontecem nas unidades prisionais, justamente, pra demonstrar como este material entra nas unidades”, contou.

Outro ponto ressaltado pelo coordenador é o acesso de visitantes portando diversos utensílios como panelas, que ele afirma ser divergente com a quantidade de agentes disponíveis para a revista. “São 500, 600 visitantes trazendo panelas com comida, isso já é um grande problema, porque aí você tem em uma unidade prisional duas, três agentes femininas pra revistar todas estas mulheres, que é aquela revista que nós consideramos vexatória, revistando as partes íntimas”, descreveu, revelando que muitas panelas são usadas com fundos falsos.

Fonte: Bocão News

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 5 =

Botão Voltar ao topo