CulturaDestaqueLugares cruzalmenses

OS BOSQUES DE EUCALIPTOS DA UFRB

Quem hoje passa ali pela estrada asfaltada que leva à UFRB, lugar aprazível para a prática de atividades físicas, não imagina que nem sempre foi assim. O caminho era de terra batida, muito enlameado no período chuvoso, com enormes poças d’água, causando um transtorno enorme aos transeuntes que estavam a pé ou de bicicleta e tomavam um banho de lama dos carros que passavam em alta velocidade. Mas uma coisa sempre foi destaque naquele lugar: os bosques de eucaliptos nas laterais da estrada. Quem nunca, ao andar por ali de manhã cedo ou no final da tarde, respirou fundo e encheu o peito com o ar perfumado dos eucaliptos?  Alguns até recolhem algumas folhas para esmagar nas mãos e sentir o refrescante cheiro característico da planta.

Sabia que houve uma época, que era assustador passar por ali sozinho e, à noite, nem pensar! O lugar era tido como um perigoso esconderijo de “tarados, bandidos ou maconheiros sem-vergonha”. Mas, atualmente, o lugar é seguro e não mais causa essa má impressão.

Os bosques de eucaliptos, na verdade, são resultados de experimentos da antiga EAUFBA. O da esquerda foi plantado desde o início da década de 60 e o da direita, bem depois, pelo biólogo Paulo César.

Este, definitivamente, é um lugar cruzalmense.

Por: EDISANDRO BARBOSA BINGRE – Escritor, poeta, pesquisador memorialista criador do site www.almanaquecruzalmense.com

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + nove =

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo