CulturaLugares cruzalmenses

O PAÇO MUNICIPAL

O Paço Municipal, o prédio da Prefeitura, localizado no centro da cidade, na Praça Senador Temístocles é, oficialmente, a sede do Poder Executivo Municipal.

O prédio majestoso, de magnífica arquitetura neoclássica, foi construído na administração do Major Alberto Veloso Passos, em 1925.

De lá para cá, o prédio passou por algumas reformas, sendo três delas bem significativas, pelo porte: uma reforma  datada de 1947, na gestão do prefeito nomeado Milton Ernestino da Silva; outra no início da década de 70, na gestão do Prefeito Carmelito Barbosa Alves, quando o Paço Municipal passou por uma grande reforma e reestruturação, em que foram instalados novos departamentos e serviços específicos. Foi projetado, internamente, um novo edifício, com 16 salas, salão para a Câmara Municipal, gabinete para o Prefeito e gabinete para o Vice-Prefeito. A última grande reforma aconteceu numa das gestões do Prefeito Orlando Peixoto Pereira Filho.

A fachada do prédio, aliás, que é singular e muito estética, foi projetada por um escritório de arquitetos em Salvador, na década de 20. Consta de quatro estátuas de mulheres (duas no alto do prédio e duas que servem de colunatas na porta), quatro colunas em estilo greco-romanas, uma soberba águia no alto central, duas gárgulas nas laterais e os arabescos frontais, mais o Brasão da República e o nome Paço Municipal em letras garrafais esculpidas em alto relevo. Realmente lindíssima!

Antigamente, o Paço Municipal abrigava não só a Prefeitura, mas também o Fórum e a Câmara de Vereadores. Ou seja: ali ficavam os 3 Poderes, o Executivo, o Judiciário e o Legislativo, num prédio só.

Além disso, nos seus belos Salões Nobres (eram dois) aconteciam os bailes, as formaturas, os tribunais de júri e outros importantes eventos sociais da época.

Atualmente, o Paço Municipal guarda um Salão Nobre onde fica a Galeria dos Prefeitos, os gabinetes do Prefeito e do Vice, a Secretaria de Relações Institucionais e alguns setores da Contabilidade e do Tesouro Municipal.

EDISANDRO BARBOSA BINGRE – escritor, poeta, pesquisador memorialista e criador do site www.almanaquecruzalmense.com

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 7 =

Botão Voltar ao topo