Coisas da TerraCulturaDestaqueEntretenimentoNotícias

O Lit(r)o

O Professor Gelásio Felix Vieira era um bondoso mestre, que lecionava a disciplina de Topografia e Estradas na nossa mais que Centenária e Saudosa Escola de Agronomia da Bahia. Mesmo que fosse um abnegado docente, nunca foi chegado a sair para o tempo sujeito às chuvas que eram constantes nesses tabuleiros terciários do Recôncavo Baiano. Desta forma as suas aulas eram dadas, na maioria das vezes, dentro da sala de aula. Também é que ele não gostava de submeter o seu aparelho principal, que era o teodolito, às intempéries. Assim é que ele falava e detalhava sobre o teodolito, nas suas preleções para os alunos. Ele falava das peças que o compunham minuciosamente. Desta forma os alunos ouviam dezenas, centenas de vezes a palavra teodolito. Só que devido à idade e também pelo seu jeito de pronunciar a palavra teodolito ele sempre dizia, pausadamente, tiodolito.

Para os que não sabem, segundo o grande dicionarista Aurélio Buarque, teodolito é um Instrumento óptico para medir com precisão ângulos horizontais e ângulos verticais, muito usado em trabalhos topográficos e geodésicos.

Ézio Borba, filho de Osvaldo Borba, o Vadinho Chofer, era um dos componentes da turma que teve aulas de Topografia e Estradas com o Professor Gelásio nos idos de 1961; ele foi da turma que se diplomou em 1963, da qual tive a honra de participar. Depois de passar um ano tendo aulas com o Professor Gelásio, o Ézio em conversa com o colega José Olímpio, com ar de seriedade, disse:

-É, colega, estou há um ano estudando essa disciplina, mas, nesse período só vi falar do tio do lito.

Fez uma pequena pausa e completou:

-Até agora, ainda não vi falar no lito.

*Alino Matta Santana é Professor Titular da Universidade Federal da Bahia, Msc pela UFBA, Doutor Honoris-Causa pela UNI AMERICAN Universidade Corporativa das Américas, Ex-Diretor da Escola de Agronomia da UFBa. Ex-Diretor da EMBRAPA – Mandioca e Fruticultura, Ex-Diretor Geral da Faculdade de Ciência e Tecnologia Albert Einstein (FACTAE), Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, Cronista, Contista, Poeta, Escritor com 26 livros publicados, Membro da The Internacional Academy of Letters of England e mais nove Academias de Letras. Articulista do Jornal do Planalto por mais de 30 anos com mais de 500 crônicas publicadas. Artigos publicados nos Periódicos: Jornal A Tarde, Jornal da Bahia, Jornal O Povo, Jornal do Clube de Campo Laranjeira, Jornal do Engenheiro Agrônomo, Jornal do Maçon, Revista Reflexos de Universos, Jornal O Bodejo, Revista O Leão do |Planalto, Revista Canal, Revista Auge, Jornal Tribuna Popular, Jornal a Gazeta, Boletim Informativo o Bonsucesso.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo