CulturaDestaqueLugares cruzalmenses

O ANTIGO IBF


Alguns cruzalmenses “raiz” já ouviram falar, sabem onde é, já jogaram bola lá ou já foram buscar água no poço artesiano do IBF. Os mais jovens, no entanto, muitas vezes já avistaram de longe, passaram pela frente ou até adentraram o imóvel localizado na área da Mata de Cazuzinha, com entrada ali pela Praça Multiuso… mas muitos desconhecem a história daquele lugar.

Trata-se de uma autêntica representação da arquitetura neocolonial em Cruz das Almas, um prédio construído na década de 30 que abrigou o IBF – Instituto Baiano do Fumo e onde atualmente funciona o SETAF – Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar.

O prédio do IBF, além de um importante representante do referido estilo arquitetônico, deve ser considerado também um importante patrimônio histórico cruzalmense, um ícone do ciclo fumageiro no estado da Bahia.
Vocês sabiam que foi devido a importância do município, representando a cultura do fumo, contribuindo com o fato da Bahia ser o maior produtor de fumo do país e para a economia nacional como fonte de divisas, é que em 1935 foi criado e instalado aqui o Instituto Baiano do Fumo com o objetivo de fomentar e dar assistência à cultura fumageira no estado?

Agora que você já sabe disso, vale muito a pena pesquisar um pouco mais sobre o Instituto Baiano do Fumo, o IBF em Cruz das Almas.

Por: Edisandro Barbosa Bingre – escritor, poeta, memorialista e criador do site www.almanaquecruzalmense.com

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo