BrasilNotícias

Novo calendário e pagamentos do PIS/Pasep 2022, veja quando deve começar

Confira as principais informações sobre o próximo pagamento do abono PIS/Pasep

Os trabalhadores que esperam o recebimento do PIS/Pasep referente ao exercício de atividade remunerada em 2020, deverão aguardar até o início do ano que vem para de fato poderem receber o abono salarial.

O adiamento do pagamento do abono salarial este ano ocorreu devido à dificuldade do governo em encontrar uma fonte de renda para ajudar na liberação do Programa Emergencial de Emprego e Renda.

Assim, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) adiou os pagamentos do abono deste ano, trazendo uma econômica de mais de R$ 7 bilhões, destinados ao programa de preservação de emprego e da renda.

O pagamento do PIS/Pasep 2020 deveria ter se iniciado em julho deste ano e seria pago até junho de 2022. Contudo, a nova previsão é de que os pagamentos aconteçam para todos os beneficiários no ano que vem.

Novo calendário e início dos pagamentos

Ainda não há uma definição exata sobre as datas do novo calendário de pagamentos do PIS/Pasep. Contudo, acredita-se que o novo calendário deve ser disponibilizado em janeiro e os pagamentos liberados em fevereiro.

O motivo para está data é relacionada ao período que as empresas têm, para enviar as informações dos trabalhadores que vai até outubro, onde há uma data limite de até quatro meses para auditoria das informações, que vão apontar quais trabalhadores terão acesso ao abono salarial.

Dessa forma, o cronograma de pagamentos deve ser liberado ainda em janeiro e os pagamentos devem ser realizados no mês de fevereiro. Vale lembrar ainda que a Resolução do Codefat que determinou o adiamento do PIS/Pasep para 2022, determinou também que todos os trabalhadores devem receber o abono ainda no primeiro semestre do ano que vem.

Assim os pagamentos devem acontecer aos beneficiários entre os meses de fevereiro a junho de 2022.

fonte: Jornal Contábil

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo