DestaqueEducaçãoEntretenimentoNotícias

Mulheres de comunidades tradicionais protagonizam mini documentário sobre mudanças climáticas

Projeto executado por Gambá e Cospe registra em vídeo olhares femininos sobre a crise climática e como se adaptar a ela

Já está disponível no youtube o mini documentário Comunidades Resilientes, uma produção do projeto Resiliências Climáticas relatando a história de vida de 5 mulheres de comunidades tradicionais baianas e como elas estão adaptando o seu modo de vida tradicional à nova realidade ambiental e climática. O registro foi feito entre junho e setembro de 2023 em comunidades inseridas em todos os biomas do nosso estado: caatinga, cerrado, mata atlântica, e região marinho-costeira.

As gravações aconteceram ao mesmo tempo em que as comunidades desenvolviam junto aos técnicos do Gambá e da Cospe os seus Planos Locais de Adaptação às Mudanças Climáticas. Trata-se de um planejamento comunitário para lidar com os problemas trazidos pela crise climática, como mudança no regime de chuvas e nos cronogramas de plantios e colheitas.

Os depoimentos são alternados com cenas do dia a dia e revelam os impactos climáticos através de relatos históricos de suas origens, estabelecendo a relação de pertencimento entre comunidades e territórios. Embora residentes em regiões relativamente distantes, caracterizadas por biomas diferentes, as mulheres de Comunidades Resilientes relatam semelhanças entre os avanços climáticos por todo território.

Elas nos despertam a atenção para soluções simples que estão sendo aplicadas em seus territórios e que podem ser multiplicadas com o intuito de gerar mudanças significativas. Na caatinga, por exemplo, D Eliene relata que muitos dos quintais de famílias tradicionais preservam uma parte de caatinga virgem. Já em Barreiras, D. Detina busca integrar as comunidades por meio de ações coletivas na associação que ela fundou. Já na região costeira, Liliane relata a pesca artesanal, o quintal produtivo e a proteção às margens dos rios. Por sua vez, Cidinha traz a força da cultura para preservação de tradições, união entre os povos tradicionais e conservação de espécies nativas, como o Licuri, para comércio de alimentos e artesanato.

O mini documentário Comunidades Resilientes pode ser assistido gratuitamente no YouTube, no canal do Gambá ou neste link:

https://www.youtube.com/watch?v=9162GyLrkwM&t=3s

Projeto Resiliências Climáticas

 

Resiliências Climáticas é um projeto realizado em parceria por Cospe e Gambá, co-financiado pela União Europeia, em parceria com as universidades federais e estaduais UFOB, UNEB, UFRB, e UNIVASF, com o objetivo de valorizar as boas práticas de adaptação à mudança do clima em áreas costeiras e nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga baianos.

Esta publicação foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. Seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva do Gambá e da Cospe e não refletem necessariamente as opiniões da União Europeia.

La presente iniziativa è realizzata con il finanziamento della Provincia autonoma di Bolzano – Alto Adige, Ripartizione Presidenza, Ufficio Relazioni estere e volontariato, Cooperazione allo sviluppo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − sete =

Botão Voltar ao topo