DestaqueEntretenimentoNotíciasPolíciaRegião

Major da PM explica policiamento no São João de Cruz das Almas

Comandante diz que a Polícia Militar já tem estrutura definida para a segurança pública no município.

O Major PM Alexandre Messias, que é o comandante da 27ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia (27ª CIPM), explicou como será o policiamento em Cruz das Almas durante o São João. As falas aconteceram no programa Microfone Aberto da rádio Santa Cruz FM 87.9, nesta terça-feira, 21. De acordo com ele, a Polícia Militar já está com equipes escaladas para manter a segurança no município e nas festas juninas. A abertura do São João 2022 acontece na noite desta quarta-feira, 22.

Ainda conforme o Major Alexandre Messias, a 27ª CIPM atende Cruz das Almas e cidades circunvizinhas e, por essa razão, uma mega estrutura de proteção ao cidadão foi montada.

“Está tudo pronto, com relação ao efetivo escalado. Estamos observando os últimos detalhes para prover a segurança daqueles que estão indo à festa. […] Temos outros circuitos, outras praças porque não é só Cruz das Almas. Eu estou viajando bastante para poder conferir essas estruturas. O policiamento já está definido, já está escalado”.

Já em relação a tradicional “guerra de espadas”, que está proibida desde 2011, mas acontece todos os anos durante o período junino, o comandante afirma que cumprirá a lei, apesar de lamentar a repreensão.

“O combate (a guerra de espadas) já vem acontecendo. Você tem aí uma tradição e a PM não quer acabar com ela. O que a PM quer é que as pessoas possam sair às ruas para curtir o São João com segurança. Estamos aqui para ajudar e também para cumprir a lei. […]Além desse combate, estamos também muito focados na identificação das pessoas para que sejam responsabilizadas criminalmente. A gente acha isso lamentável, não gostaríamos de seguir nesse caminho. Mas é a questão da sensibilização da conscientização das pessoas. São 11 anos de diálogos e discursos, mas nesse período não conseguimos avançar. Em razão desse impasse, dessa resistência de alguns espadeiros, temos que aumentar drasticamente nosso discurso, se concretizando pela prisão. Achamos lamentável, mas é um recurso legal que vamos utilizar”, explica.

São João e policiamento

A abertura oficial dos shows do São João de Cruz das Almas no circuito principal acontece nesta quarta-feira, 22, a partir das 21h, com a Orquestra Forró Metal. Em seguida Tarcísio do Acordeon, Acarajé com Camarão, Solange Almeida e Ju Oliveira agitarão a noite.

Para isso, equipes de policiais militares estarão patrulhando dentro da festa, no entorno (perímetro externo), na cidade por causa da quantidade de visitantes e no combate às “espadas”, sobretudo em áreas já conhecidas como Coplan e Tabela, segundo o comandante.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 11 =

Botão Voltar ao topo