Destaque

Especial Cruz das Almas 124 anos: turismo e eventos que atraem milhares de visitantes

Por Ivana Moreira

Cruz das Almas é conhecida nacionalmente  por promover um dos melhores São João da Bahia. Sendo assim, milhares de turistas escolhem essa cidade para festejar esse período, afinal, tradição encontramos por aqui! Mas, engana-se quem pensa que esse local só atrai turistas apenas nesta data. Conheça a seguir vários eventos realizados em Cruz das Almas que movimenta e traz milhares de visitantes ao longo do ano.

São JoãoArraiá da Cultura Popular, festa, forró e tradição

A festa mais tradicional do município com toda certeza é o São João, durante essa data além do forró, da culinária típica junina e da queima de espadas e fogos, muitos moradores aproveitam para receber familiares de outras cidades e estados do Brasil. Assim, o São João em Cruz das Almas é uma data completa para os nativos dessa terra. Mas, não é só isso: o festejo junino no município é um evento planejado pela prefeitura meses antes. Vale ressaltar, que essa data movimenta a economia da cidade, gerando emprego (temporários ou não) e renda. A cidade é um dos destinos mais procurados e costuma receber mais de 80 mil visitantes para curtir o São João.

Para os visitantes existe uma gama de opções para se divertir na cidade, durante o dia e também no período da noite. A programação junina, geralmente, traz artistas locais e nacionais, a Festa da Agricultura Familiar  e Economia Solidária, arraiá do laranjinha especificamente para o público infantil, parque de diversão, etc. As festas ocorrem também nas praças da cidade: na Praça Senador Temístocles atrações culturais durante o dia e o Circuito Oton Silva, na Praça Multiuso atrações regionais e locais e no Parque Sumaúma o tão esperado arraiá  com muita música até o sol nascer. 

Já a queima de espadas foi por muitas décadas um dos grandes atrativos dos festejos juninos da cidade cruzalmense. Assim, a prática é considerada uma tradição, por isso, é reconhecida como atributo cultural do São João de Cruz das Almas. Porém, com a sua proibição desde de 2011, a atividade tornou-se crime, pois, o Ministério Público da Bahia pediu a proibição alegando risco à população. No entanto, mesmo com a decisão da justiça, muitos moradores e espadeiros continuam fabricando e “tocando” o artefato durante esse período. Os espadeiros criaram uma associação e até hoje tentam dialogar com vários órgãos, para que o fabrico das espadas seja regulamentado e volte a fazer parte do tradicional São João da cidade.

ExpoFlores – considerado um dos eventos mais importantes no calendário baiano

Durante aproximadamente quatro dias, Cruz das Almas, se torna o centro das atenções na região devido à comercialização de produtos da agricultura familiar, artesanato, plantas e flores, além de gastronomia. Pois é, estamos falando da ExpoFlores, evento que começou a ser realizado no município em 2005, essa exposição atrai um enorme público e aquece a economia local.

No entanto, a cidade de Cruz das Almas ficou sem edições do evento durante os anos de 2013 a 2016, a volta da Expoflores ocorreu em 2017 com força total. Já no ano de 2019 aconteceu a última edição antes da pandemia do coronavírus. Sendo assim, a 10ª ExpoFlores  reuniu 150 expositores e um público de mais de 50 mil visitantes, superando as edições passadas.

Embrapa Inovação, desenvolvimento atraem diversos públicos

É praticamente impossível falar de Cruz das Almas e não citar a Embrapa Mandioca e Fruticultura, pois é, essa unidade de pesquisa agropecuária é bastante conhecida em todo o Brasil. Assim, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi instituída oficialmente em Cruz das Almas, em13 de junho de 1975, com o objetivo de executar e desenvolver uma agricultura e pecuária originalmente brasileira.

É importante destacar as contribuições dessa empresa para o país, pois a mesma, possibilitou a disseminação de conhecimento e tecnologias em todas as suas áreas de atuação. Dessa forma, esta importante instituição atrai visitantes de todo o Brasil e do mundo, são pesquisadores, estudantes, professores de diversas áreas, empresários, produtores rurais, entre outros.

Vale destacar eventos como Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Exposição de Tecnologias Agrícolas (Expotec) que já recebeu cerca de 15 mil pessoas, Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura e demais feiras atraem público para a cidade de Cruz das Almas. No ano de 2019, a instituição recebeu a delegação do governo e de representantes do agronegócio da República Democrática do Congo e da Organização das Nações Unidos para o Desenvolvimento Industrial (Onudi) com interesse na cultura da mandioca.

UFRBeventos com personalidades nacionais e internacionais

Com diversos eventos tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), também atrai visitantes para a cidade. Assim, podemos destacar o Fórum 20 de novembro, este já ocorreu em edições internacionais e trouxe como participantes do evento personalidades de várias nacionalidades. Como por exemplo, Margareth Menezes, Magary Lord, a atriz Zezé Mota, o ator e humorista Luiz Miranda, pesquisadores como Gina Dent (University of California), Franklim Gil Hernandez (Universidade Nacional da Columbia), entre outros.

A Federal do Recôncavo também sediou em 2010 a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o evento trouxe mais de 8.000 pessoas para a cidade. Outros encontros também movimentaram a UFRB, como a RECITEC Recôncavo – Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia, que foi realizada em 2011 com uma ampla participação do público, aproximadamente 50 mil pessoas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo