Coisas da TerraDestaqueEducaçãoNotícias

DIA DOS AVÓS

Por Alino Matta Santana*

(26 de julho) 

O dia dos avós não tem dia da semana fixo, como o dia das mães e dos pais, por isso a cada ano cai em um dia da semana, sempre em 26 de julho. Essa data foi escolhida por ser o dia de São Joaquim e Santa Ana, que são os pais de Maria e assim avós de Jesus. 

      Foi durante o Papado de Paulo VI, que dirigiu a Igreja entre 1963 e 1978, que essa data de 26 de julho foi fixada como o dia dos dois Santos. A razão de essa data ser escolhida para a celebração foi porque o Papa Gregório VIII canonizou os avós de Jesus Cristo no dia 26 de julho de 1584.
      Conta a história que Ana e Joaquim viviam em Nazaré no século I a.C., eram idosos, tinham mais de 20 anos de casados e não tinham filhos, mas sonhavam ter um, mesmo que se Julgassem estéreis. 

      Na sua ânsia em ter um filho, Joaquim jejuou por 40 dias e 40 noites, como penitência, pedindo a Deus que lhe desse um filho. Ana pensou até que ele estava morrendo, mas anjos apareceram e disseram para os dois que eles foram atendidos por Deus e teriam uma filha. Ana engravidou e dela nasceu Maria, a Virgem, de quem nasceu Jesus, o Nosso Salvador.
Por isso Ana é padroeira das avós e é também padroeira da educação, dos que desejam ter filhos e das mulheres grávidas; Joaquim é Padroeiro dos avôs. 

      A mãe de Santa Ana era Santa Emereciana, que assim era bisavó de Jesus.  

      As comemorações do dia dos avós visa homenagear e agradecer todo o carinho e atenção que os avós dedicam aos netos.
      Os avós são exímios em mimar e ajudar os netos em suas travessuras. São como pais, irmãos e melhores amigos dos netos; são também divertidos, apaixonados e carinhosos para com eles. 

      Salve todos os avôs e avós neste seu dia e durante o correr do ano inteiro.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo