Coisas da TerraCulturaDestaque

CRUZ DAS ALMAS COMPLETA 124 ANOS

Por Alino Matta Santana 

Garbosamente Cruz das Almas completa 124 anos de sua emancipação de Outeiro Redondo e de São Felix. E hoje é uma cidade destacada na região, mercê de seu acentuado progresso construído denodadamente por seus filhos natos ou adotados que também a amam. Cruz das Almas é destaque na educação. Temos uma eficiente rede escolar que prepara as crianças e adolescentes com eficiência para poderem ingressar na Universidade. Temos a nossa Universidade Federal criada como Universidade Federal de Cruz das Almas, graças ao Projeto de Lei do Senado nº 242 de 2002, de autoria do Senador Waldeck Ornelas. Tivemos a Faculdade Maria Milza que, lamentavelmente, está no município de Governador Mangabeira, mas pela proximidade e pela sua criação aqui, é como se estivesse no nosso município. Temos diversos cursos à distância. E ainda dispomos de vários cursos de pós-graduação ao nível de especialização, mestrado e doutorado. Somos assim uma cidade vocacionada para a educação.

Nosso comércio se desenvolve enormemente, com o aumento vigoroso das casas comercias, onde se destaca a COFEL que é a maior loja de departamentos do Recôncavo Baiano. Redes de Supermercados, onde se sobressai o Hiper São Paulo, Revendedoras de veículos potentes, e tudo mais que se busca num comércio vigoroso. A indústria cruzalmense cresce. E hoje temos um grande número de empresas industriais, nos diversos setores, onde se ressai a Indústria de calçados BIBI. Na área da saúde contamos com um bom número de clínicas médicas, odontológicas e de fisioterapia com todas as especialidades que atendem com modernidade os nossos problemas de saúde, entre as quais se sobressai a Cardioimagem.

Temos o Hospital NOSSA SENHORA DO BONSUCESSO que atende a região desde 1939, o IPER, várias unidades de saúde e Isso tudo aliado a uma enorme e sortida rede de farmácias. A nossa agricultura é vigorosa. As culturas já praticadas pelos nossos ancestrais indígenas, o Fumo e a Mandioca, continuam sendo o sustentáculo de nossa economia. Os armazéns de fumo e as casas de farinha seguem empregando milhares de pessoas no campo e na cidade. E a frente dessa área, na parte técnica, contamos com a Escola de Agronomia mais antiga da América Latina e a Empresa Brasileira de Pesquisas de Mandioca e Fruticultura da EMBRAPA, que é uma unidade nacional da pesquisa agropecuária. 

Na política, nesses seus 124 anos e desde alguns anos antes, Cruz das Almas se destacou na região por gerar muitos políticos importantes. Assim é que, oriundos deste Torrão Abençoado tivemos os seguintes políticos nascidos aqui e representando nossa terra em esferas maiores: 02 Senadores: Temístocles da Rocha Passos e José Joaquim Ribeiro dos Santos: 02 Deputados Federais: Jonival Lucas da Silva e Jonival Lucas da Silva Filho; 06 Deputados Estaduais: Temístocles da Rocha Passos, Trasíbulo da Rocha Passos, Manoel Caetano da Rocha Passos, Heraldo de Andrade Guerra, Gerson de Deus Barros e Jonival Lucas da Silva. Sem contar com Lauro de Almeida Passos que foi Deputado Federal e Manoel Almeida Passos que foi Deputado Estadual por várias legislaturas e que aqui não nasceram, mas nessa terra viviam e eram políticos locais.

No que se refere às questões religiosas, momento deveras auspicioso viveu e vive a comunidade Cruzalmense, qual seja a instalação de DIOCESE DE CRUZ DAS ALMAS ocorrida em 28 de janeiro de 2018 e posse, na mesma data, do seu Primeiro Bispo Diocesano Dom Antônio Tourinho Neto. Essa é uma data inolvidável para a história de Cruz das Almas. Se reverenciamos com todo vigor o 29 de julho que foi a data da nossa emancipação política, agora temos outra data a marcar com todo o entusiasmo que é o 28 de janeiro em que passamos a ser uma unidade territorial da Igreja administrada por um Bispo. É preciso que saibamos que o Bispado é a unidade geográfica mais importante da Igreja. A nossa Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso erigida em 1877 passa agora a ser a Sé Episcopal, criada em 22 de novembro de 2017. E a nossa Diocese conta com 16 paróquias que são das seguintes cidades: Cruz das Almas, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara, todos no Recôncavo Baiano.

Na área das comunicações Cruz das Almas dispõe de 03 estações de rádio, que são as rádios Excelsior Recôncavo (FM e AM)), Santa Cruz (FM comunitária) e Alvorada (FM); Uma revista que é a Revista Canal,e tivemos um Jornal impresso, o Jornal do Planalto, que atualmente está on´line. 

Cruz das Almas é, verdadeiramente, uma cidade maravilhosa. Bela, forte, progressista, com futuro promissor. Mas, não podemos esquecer, principalmente nesse momento em que festejamos a nossa emancipação, daqueles que foram os primeiros a viver nessa abençoada terra. Os iniciais habitantes do local onde se formou essa que é a NOSSA TERRA: Os Aborígenes. No passado remoto habitavam os tabuleiros cruzalmenses os índios que falavam a linguagem Cariri, que era a principal família linguística indígena do Nordeste Brasileiro. Em nossa região a Camuru, a Sabujá (Sapuyá) e a Maracá foram as línguas Cariris mais faladas. Estes indígenas eram pertencentes ao clã dos Tupinambás.Esses aborígines viviam tranquilamente nas matas da região que, além de árvores frutíferas e outras, tinha bastante animais selvagens dos quais muitos eram utilizados para caça deles; havia também muita mandioca utilizada amplamente para confeccionar diversos produtos alimentícios; existia ainda uma grande produção de fumo que eles utilizavam em seus rituais religiosos, para cura de diversas enfermidades e também para deleite.Depois dos índios vieram os tropeiros; em seguida os primeiros colonizadores; e a seguir o progresso lento inicialmente e muito vigoroso a partir da chegada até nós da Escola de Agrobomia. E agora temos essa cidade bela e harmoniosa onde usufruímos do prazer enorme de nela viver.VIVA CRUZ DAS ALMAS! VIVA 29 DE JULHO!

*Alino Matta Santana é Professor Titular da Universidade Federal da Bahia, Msc pela UFBA, Doutor Honoris-Causa pela UNI – AMERICAN Universidade Corporativa das Américas, Ex-diretor da Escola de Agronomia da UFBa, Ex-diretor da EMBRAPA-Mandioca e Fruticultura, Ex-Diretor Geral da FACTAE, Ex-chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, Ex-vereador em Cruz das Almas por três mandatos, Cronista, Contista, Poeta, Escritor com 25 livros publicados, Membro da The International Academy of Letters of England e mais nove Academias de Letras.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo