CulturaDestaqueEducaçãoNotíciasRegião

Conselho Universitário da UFRB aprova título Honoris Causa ao Mestre Felipe Santiago

O mais recente homenageado com o título de doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é o mestre de capoeira Felipe Santiago. A proposta de concessão do título foi aprovada pelo Conselho Universitário (CONSUNI), em reunião ordinária realizada na sexta-feira (8), no prédio da Reitoria.

A proposta da homenagem é de autoria dos professores Carolina Gusmão Magalhães, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e do professor Jean Adriano Barros da Silva, do Centro de Formação de Professores (CFP). Segundo Carolina, a propositura do título Doutor Honoris Causa ao Mestre Felipe vem da  importância dele para a cultura afro-brasileira. “A capoeira está em 170 países hoje e o mestre é reconhecido como o mais antigo capoeirista em atividade no mundo. E ele está em um município sediado pela UFRB. Então a gente disse, será a UFRB a entregar esse título honorífico”.

Carolina também ressalta o cuidado na tramitação do processo da outorga que, de acordo com ela, “foi feito para que a comunidade reconheça como é um processo legítimo de uma outorga de título dessa magnitude, feito através de comissões legítimas e compostas por pesquisadores do maior gabarito”.

Nesse sentido, a professora Dyane Brito — no parecer que apresenta a avaliação da proposição do Mestre Felipe ao título — destaca a história da capoeira enquanto prática social que integra o rol dos patrimônios culturais imateriais do Brasil e de patrimônio imaterial da humanidade e afirma que “reconhecer essa história e esse personagem é trazer à tona questões como identidade, resistência, pertencimento e memória, não sem razão, conceitos extremamente imbricados com a Capoeira”.

Mestre Felipe

Angoleiro mais velho em atividade em Santo Amaro, Mestre Felipe começou praticar capoeira, em 1945, com o angoleiro Mestre Arlindo; em 1947, passou a ser aluno do Mestre Vivi de Popó. Mestre Felipe é um dos maiores compositores de música de capoeira do Recôncavo. Já participou nas gravações de CD’s de capoeira, a exemplo dos discos “Salve Deus e Salve a Pátria”, em 2001, e “Vamos Vencer Camará”, de 2003. Confecciona artesanatos e participa de inúmeras rodas de samba.

Título Doutor Honoris Causa

A honraria é um reconhecimento a personalidades que se destacam nas ciências, nas artes ou nas relações com a sociedade. A UFRB já concedeu o título doutor Honoris Causa a seis personalidades: Kabengele Munanga, Mateus Aleluia, Ricardina Pereira da Silva (Dona Cadu), Marcio Meirelles, Paulo Klinger Tito Jacomine e Dalva Damiana de Freitas (Dona Dalva).

Veja mais na Galeria de Doutores Honoris Causa da UFRB.

Por UFRB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =

Botão Voltar ao topo