BrasilDestaqueNotíciasSaúde

Confira dicas de cuidados com os dentes nas festas de final do ano

Gabriell Bonifacio Borgato, professor de Odontologia do Ceunsp, ressalta pontos importantes para ficar atento com a saúde bucal nesta época.

Neste período de celebrações é comum diversas comidas gostosas, bebidas e momentos de descontração com família e amigos. Mas os cuidados com a saúde não devem ser deixados de lado, principalmente a bucal.

Diante disso, o professor de Odontologia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), Dr. Gabriell Bonifacio Borgato, listou 5 dicas de cuidados com os dentes nas festas de final do ano. Confira!

  1. Escovação com fio dental pós doces e sobremesas. Nesta época de festividades, o consumo de alimentos rico em açúcar tende a aumentar. A maior frequência de ingestão dessas comidas durante o dia pode ser prejudicial à saúde oral, portanto é de suma importância que se faça a escovação e uso do fio dental após as refeições.
  2. Evite exagerar nas bebidas alcoólicas. O consumo de álcool também pode aumentar nesta época do ano, e como reflexo, temos alterações na cavidade oral como diminuição da salivação, também diminuindo o pH bucal, facilitando que o aparecimento da cárie.
  3. Hidrate-se bastante. A correta hidratação irá beneficiar seu corpo como um todo, mas temos muitos benefícios particularmente na boca, contribuindo com a manutenção do pH bucal.
  4. Cuidado com as castanhas. Pacientes que estão em tratamento ortodôntico devem estar atentos a alimentos que possam conter castanhas, o que pode causar quebras no aparelho e comprometer o avanço do tratamento.
  5. Não esqueça o kit higiene bucal.  É comum as pessoas viajarem nesta época, certifique-se de levar um kit de higiene oral com uma escova de dentes nova, pasta de dente e fio dental 2 e 3.

Por fim, o Dr. Gabriell ressalta que para evitar surpresas durante as festas de final do ano é importante as pessoas se certificarem que a saúde oral está em dia antes de viajar, agendando com seu dentista um check-up. “Assim conseguirão aproveitar todas as festividades sem o risco de desenvolver inflamações na gengiva ou possíveis cavitações nos dentes devido à cárie. A prevenção é sempre o melhor remédio!”.

Sobre o Ceunsp – Com 60 anos de tradição e dois campi – Itu e Salto –, o Ceunsp é reconhecido por seu ensino de qualidade, com ótimos indicadores comprovados pelo MEC, Enade e Guia da Faculdade e considerado um dos maiores complexos educacionais da região. Oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visitewww.ceunsp.edu.br  e conheça o Nosso Jeito de Ensinar. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =

Botão Voltar ao topo