DestaqueNotícias

Segmento de estética para homens cresceu 2,4% em um ano

Mesmo com a crise econômica que tem impactado diversos setores da economia, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o segmento de beleza masculina cresceu 2,4% no último ano, o que representa mais de R$ 21 milhões do seu faturamento total.

“Hoje em dia, os homens têm uma série de produtos dedicados ao cuidado do cabelo, da barba e da pele. Temos certeza que este é um segmento com alta capacidade de expansão, pois ainda há muitos tipos de produtos para explorar” afirma Daniel Oliveira, gerente de Inteligência de Mercado da Abihpec.

Dentre os cosméticos mais utilizados pelos homens estão os de uso básico: shampoo (73,1%), perfumes (60,1%) e produtos para barba (41,2%). Já o principal diferencial na hora da escolha para eles é a qualidade (76,3%).

Mercado é favorável
Investir em espaços que apelem para o público masculino tem trazido bons resultados. “Essa é uma ótima estratégia porque assim essas empresas conseguem fidelizar seus clientes. Um ambiente agradável, com o qual a pessoa possa se identificar, sempre torna a experiência mais interessante”, conta o gerente da Unidade de Acesso a Mercado do Sebrae Bahia, José Nilo Meira.

Edna Paixão é proprietária do Studio Único de Depilação, que possui um espaço exclusivo para depilação masculina. Ela conta que, hoje, os homens são maioria entre seus clientes.

“Acho que caímos nas graças desse público por oferecermos um lugar reservado só para os homens, o que ainda é difícil de achar quando o assunto é estética”. Hoje eles representam cerca de 85% do público total do Studio.

De acordo com o SPC Brasil, entre os principais cuidados que os homens têm para se sentirem mais bonitos e confiantes estão alimentação saudável (43,0%), atividades físicas (41,3%) e cuidados com os dentes (37,5%).

Perguntados sobre como se veem em relação a sua aparência física, 64,9% disseram se considerar normais e apenas 22% se enxergam como bonitos. Ainda assim, 47,6% acreditam que o uso de produtos e serviços de beleza pode modificar a própria aparência.

Para os homens, os principais motivos para os cuidados com a beleza são a melhora da autoestima (72,5%) e a ideia de que as outras pessoas respeitam mais quem tem uma boa aparência (25%).

É exatamente por causa disso que Meira destaca o potencial do setor. “Esta é a categoria que menos sofreu com a crise. Quanto aos homens, eles estão mais vaidosos. Além disso, o Brasil é o terceiro consumidor do mundo em estética e o Nordeste é o segundo do país”, diz.

Ele afirma que o mercado está cada vez mais democratizado, apesar de as mulheres ainda representarem a maioria do público. “É claro que as mulheres consomem muito mais. Mas, quanto aos produtos voltados para o corpo, cabelo e pele para homens, o cenário é promissor”.

Por: Correio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + três =

Botão Voltar ao topo