CulturaDestaqueNotícias

Comunidades Quilombolas de Cruz das Almas realizam evento com cultura, educação e debate com o poder público

A comunidade Vila Guaxinim juntamente com a comunidade da Baixa da Linha realizaram  nesta quinta (25) e sexta-feira (26) o V Diálogos Quilombolas da Comunidade Vila Guaxinim e o IV Diálogos de Povos e Comunidades Tradicionais do Município de Cruz das Almas. 

O objetivo do evento foi trazer visibilidade para as demandas e necessidades das comunidades tradicionais e discutir as políticas públicas direcionadas para esse público.

Programação 

O participantes e convidados/as  acompanharam a feira da agricultura familiar, atividades culturais com grupos de roda de samba,  mesas redondas, rodas de conversa e  pela primeira vez a Cozinha Show.

Diálogo com o poder público 

Durante os dois dias de eventos estiveram presentes entidades do governo municipal e estadual, além de alguns políticos. Sendo assim, no dia 25 ocorreu a entrega de equipamentos da cozinha comunitária para a Associação de Moradores da Vila Guaxinim com o ex-prefeito Orlandinho, o deputado estadual Rosemberg Pinto e a suplente de deputada federal Elisângela Araújo, além do vereador Pablo Rezende. 

O vereador Ricardo Pinheiro entregou no total dez barracas para a agricultura familiar distribuída para as duas comunidades. As barracas foram adquiradas por meio de emenda parlamentar do deputado Eduardo Salles.

Além disso, outros representantes da Câmara de Vereadores estiveram prestigiando o evento: Thiago Chagas (Presidente da Câmara), Carlos Trindade e Osvaldo da Paz (presente na sexta).

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia  (UFRB) foi representada pelo Reitor Fábio Josué, a Pró-Reitora de Extensão Tatiana Veloso, além do ex-reitor Sílvio Soglia. 

No âmbito municipal estiveram presentes Denise Quaresma (SETAF), a secretária de Políticas Especiais Fernanda Fonseca, a secretária de Educação Geisa Novaes, representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), Jaylson Araújo (ADAB) e grupo cultural 20 de novembro, Máira Regina projeto Azulão e Terreiro Ilê Axé Ogun Bara Lonã e Carmen Maria Oliveira (Conselho Municipal de Reparação Racial). 

Debates e reflexões 

Após a mesa de abertura com representantes do Poder Público aconteceu um momento de conscientização sobre a importância do Rio Capivari. O Coletivo foi representado pelos estudantes da UFRB: James Frank e Elias Glauber, assim todos e todas foram convocados para a audiência sobre o Rio Capivari prevista para janeiro de 2022.

O público foi convidado para acompanhar diálogos sobre juventude com os professores Franklin Peixinho, Natanael Conceição e a ativista  Glenda Davis. As mulheres puderam acompanhar uma palestra sobre empreendedorismo quilombola em tempos de pandemia e caminhos pós pandemia com a professora da UFRB Eliene dos Anjos. 

Na sexta-feira  (26), um debate  importante sobre a saúde da população negra ocorreu pela  manhã com a presença da SESAB sendo representada por Antônio Purificação. Já pela tarde uma discussão sobre educação quilombola foi conduzida pelas professoras Adriana Oliveira, Ivana Senna e Ednalva Fiuza.

Por fim, o público ainda conferiu apresentações culturais com dois grupos de samba de roda:  Samba de Enxada do Tuá e Samba da Vila Caraipe de São Felipe.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 8 =

Botão Voltar ao topo