DestaqueNotíciasRegião

Coelba aumentou a conta da luz em 21%, 2º maior ajuste do país

Nos reajustes já divulgados, entre janeiro e abril, a Coelba, aumentou as contas em 21%, o 2º maior reajuste da energia elétrica do país.

Os reajustes da conta de luz serão elevados em 2022. Os brasileiros vão pagar ao menos 12% mais na tarifa residencial na média do país, quase 4 pontos percentuais acima do reajuste do ano passado, que foi de 8%.

A tarifa residencial na Região Nordeste ficará 17% mais cara no ano em média, praticamente dez pontos percentuais acima do reajuste médio no ano passado, que foi de 6,9%.  Nos reajustes já divulgados, entre janeiro e abril, a Coelba, aumentou as contas em 21%, o 2º maior reajuste da energia elétrica do país.

O cálculo, feito pela TR Soluções —empresa de tecnologia especializada em tarifas de energia—, não leva em conta impostos (que variam de estado para estado) nem a bandeira tarifária —que, se subir, pode elevar ainda mais o custo da eletricidade.

O aumento da energia nos estados está sendo discutido no Congresso,  será debatido na Comissão de Infraestrutura do Senado, nesta terça-feira (17) por iniciativa do senador Fábio Garcia (União-MT). O senador quer garantir a integralidade dos créditos para abater a conta de luz. Como eles foram conseguidos judicialmente pelas distribuidoras, atualmente, as empresas tentam ficar com parte dos recursos. (FSP).

Fonte: Bahia Econômica

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =

Botão Voltar ao topo