DestaqueEsportesNotícias

Afundado no Z-4, Vitória precisará de pelo menos mais quatro triunfos para não cair

Doze rodadas consecutivas na zona de rebaixamento, cinco jogos sem vencer, e quatro sem fazer gols. Isso sem falar de presidente afastado enquanto tem a gestão investigada e das dívidas com os jogadores, que em alguns casos estão há cinco meses sem receber os direitos de imagem. Em meio a um dos cenários mais complicados da história rubro-negra, a pergunta que mais se repete na Toca do Leão é: Ainda dá?

>>Veja tabela de classificação e jogos da Série B

A margem de reação é cada vez menor. Agora restam apenas 11 rodadas para o Vitória deixar a zona de rebaixamento. O que, por sinal, ficou mais difícil depois que o time empatou sem gols com o Botafogo, na última quarta-feira. Isso porque a distância para a primeira equipe fora do Z-4 aumentou, e o Rubro-Negro vai voltar a entrar em campo já sem chances de escapar da zona no próximo compromisso.

Foi assim que Wagner Lopes encontrou o Leão quando assumiu o clube, na 18ª rodada. Afundado no grupo dos quatro últimos colocados, o time disputou algumas partidas já sem chances de sair daquela situação. Pouco a pouco, resultados positivos mudaram o cenário, embora o treinador nunca tenha tirado o Rubro-Negro da zona de rebaixamento.

As pequenas conquistas sob o comando de Wagner Lopes, como um triunfo fora de casa, e uma sequência invicta de seis partidas, foram por água abaixo nas últimas rodadas. A falta de gols afastou o time das vitórias e hoje o Leão ocupa a 18ª posição, com 26 pontos, três a menos que o Brusque, primeira equipe fora do Z-4. Como os catarinenses levam vantagem no número de triunfos (8 x 4), o Rubro-Negro precisa de pelo menos duas rodadas para sair da zona.

O número baixo de vitórias, além de complicar o time por ser o primeiro critério de desempate, também passa pouca confiança para uma possível reação. Como uma equipe que só ganhou quatro partidas em 27 disputadas vai conseguir vencer outras quatro com só onze jogos pela frente? Esse é o tamanho da encrenca de Wagner Lopes.

De acordo com a projeção do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as equipes da Série B precisam chegar aos 44 pontos para se livrar do rebaixamento. O número pode ser alcançado pelo Vitória com cinco triunfos e três empates, ou, no mínimo, quatro triunfos e seis empates.

O ponto de salvação, no entanto, pode ser menor. Tudo vai depender do desempenho das equipes da zona de rebaixamento. Em 2020 e 2019, por exemplo, 40 pontos já foram suficientes para se manter na segunda divisão. Certo é que hoje o Rubro-Negro tem 76% de chances de ser rebaixado, ainda de acordo com os matemáticos da UFMG.

Ataque em baixa

O ataque do Vitória parou de funcionar justamente quando a equipe parecia no caminho certo para escapar do Z-4. Agora o Rubro-Negro é o segundo time que menos faz gols na Série B (18), e já está há quatro jogos sem conseguir balançar as redes na competição.

Na última quarta-feira, contra o Botafogo, nem os 20 minutos com um jogador a mais foram suficientes para o Leão encerrar o incômodo jejum. A partida também marcou mudanças no ataque da equipe, que teve Manoel como titular pela primeira vez.

Neste sábado, 2, a tendência é que ele siga no onze inicial, e pode até ter a companhia de Fabinho. O atacante contratado durante a semana já está regularizado e treinou com bola na quinta-feira, 30.

OS 11 DESAFIOS FINAIS DO LEÃO

Sábado, 2, Goiás (fora)Adversário luta pelo acesso e perdeu apenas dois jogos como mandante na Série B
9/10 Confiança (casa)A equipe sergipana está em penúltimo, mas tem reagido. Não perde há cinco jogos
15/10S. Corrêa  (fora)A Bolívia Querida está no meio da tabela e já não tem grandes aspirações na Série B
22/10Brasil-RS (casa)Os gaúchos estão na última posição e praticamente já rebaixados 
29/10Ponte Preta (fora)A Macaca não começou bem, mas conseguiu deixar o Z-4 e briga para se manter fora dele
1/11CSA (casa)Azulão tem a quarta melhor campanha nas últimas dez rodadas e ainda sonha com o G-4
5/11Avaí (fora)Leão da Ilha está atualmente no G-4 e deve brigar pelo acesso até a reta final
8/11Vasco (fora)O Alvinegro é o terceiro melhor mandante da Série B e ainda sonha com o G-4
12/11Cruzeiro (casa)Hoje, seis pontos separam a Raposa do Leão. Jogo pode ser confronto direto
19/11CRB (fora)Atualmente na terceira posição, o Galo é mais um time que briga pelo G-4 no caminho do Leão. 
26/11Vila Nova (casa)Na última rodada, o Vitória recebe o Vila Nova, hoje mais perto do meio da tabela

Fonte: A Tarde

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + dezenove =

Botão Voltar ao topo