CulturaDestaqueLugares cruzalmenses

A ESCOLA COMENDADOR TEMÍSTOCLES

A Escola Municipal Comendador Temístocles é  a mais antiga em atividade no município e cujo nome original era Prédio Escolar Comm. Themístocles, teve autorização para sua  construção no ano de 1927. Por motivo de questões econômicas e de mudanças  políticas que ocorriam no país (era o período da Revolução de 30, Intervenção Federal, etc), a obra demorou um bom tempo para ser concluída e só veio a ser  inaugurada em 21 de novembro de 1933. O Dr. Luiz Eloy Passos era o prefeito de Cruz das Almas.

O endereço da nova escola, o mesmo atualmente na Avenida Alberto Passos, mas que à época era uma extensa e sombria área de mato, e que teve um grande desenvolvimento em seu entorno com a construção do prédio de rebuscada e belíssima arquitetura.

A primeira diretora da escola chamava-se Professora Olga, que iniciou e desenvolveu um competente trabalho prestado à Educação Primária  cruzalmense, lembrado até os dias de hoje.

Muitas gerações passaram pelos seus bancos nesses quase cem anos de funcionamento, alguns de seus alunos vieram a ser professores onde antes estudaram e/ou tornaram-se outros profissionais de destaque na cidade. Os mais antigos recordam-se do rigor da diretora Profa. Otília Conrado, que chegou a ser Delegada de Educação do Munícipio; da geração mais recente, uma servidora que sempre é lembrada com muito carinho é Dona Leonor, que preparava e servia a merenda da escola.

A Escola Comendador Temístocles sempre foi uma referência de qualidade dentre as escolas de Cruz das Almas. Apesar de preservado, infelizmente como outros imóveis antigos de Cruz das Almas, ao prédio não é dada a devida atenção como Patrimônio Arquitetônico e Histórico do Munícipio.

EDISANDRO BARBOSA BINGRE – Escritor, poeta, pesquisador memorialista e criador do site www.almanaquecruzalmense.com

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo