BrasilDestaque

Dia da Padroeira do Brasil: conheça a história e importância dessa data

 Feriado nacional no Brasil, o dia 12 de outubro celebra Nossa Senhora Aparecida, a santa mais popular no Brasil e Padroeira nacional desde 1929. De acordo com o site superinteressante em todo país são mais de 2 mil denominações aceitas pela Igreja. Assim, Maria é conhecida e cultuada com várias representações e diferentes formas pelos locais onde teria aparecido.

História

A história começa com a notícia da passagem do Conde de Assumar pela Vila de Guaratinguetá, três pescadores humildes e uma imagem lançada no Rio Paraíba do Sul. O fato ocorreu em 1717, Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram em busca de peixes grandes para a preparação do jantar para o Conde, porém, as redes continuavam vazias. assim, eles decidiram ir até o porto de Itaguaçu. Então, João Alves lançou a rede nas águas e “pescou” o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Após isso ele jogou novamente a rede e apanhou a cabeça que faltava da imagem. Nesse dia o ocorrido foi uma pesca abundante para esses pescadores.

Esse fato histórico transformou o local em um ambiente de peregrinação e hoje abriga uma basílica, que recebe mais de 10 milhões de pessoas por ano. Já em Belém do Pará, Nossa Senhora de Nazaré, reúne cerca de 1 milhão de fieis na romaria do Círio de Nazaré.

Celebrações

A festa em homenagem a padroeira do Brasil só foi oficializada durante uma Assembleia Geral de 1953. Assim, a Conferência Nacional de Bispos do Brasil – CNBB – instituiu o dia 12 de outubro coma data oficial para os festejos de Nossa Senhora Aparecida. O dia escolhido para a celebração foi associado com a data de descobrimento da América, pela comemoração do Dia da Criança e por ser outubro o mês do encontro da Imagem, no rio Paraíba do Sul, em 1717.

Anteriormente, as homenagens a Padroeira ocorreram em diversas datas: dia da Imaculada Conceição (08 de dezembro), 5º domingo após a Páscoa, 1º domingo de maio (mês de Maria) e 7 de setembro (Dia da Pátria).

Basílica histórica

Oração de Consagração à Nossa Senhora Aparecida

“Ó Maria Santíssima, que em vossa imagem milagrosa de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil, eu (diga o seu nome), embora indigno de pertencer ao número de vossos servos, mas cheio de desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-nos, ó rainha incomparável, no ditoso número de vossos servos; acolhei-nos debaixo de vossa proteção; socorrei-nos em todas as nossas necessidades espirituais e temporais, e sobretudo na hora de nossa morte. Abençoai-nos, ó Mãe celestial, e com vossa poderosa intercessão, fortificai-nos em nossa fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possamos louvar-nos, amar-vos e dar-vos graças no Céu, por toda a eternidade. Assim seja.”

Oração para ter proteção

“Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima, cheia de poder e de bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos por vós, em todas as necessidades em que nos acharmos. Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado a vossa singular protecção, fosse por vós abandonado. Animados com esta confiança, a vós recorremos. Tomamo-vos para sempre por nossa Mãe, nossa protetora, consolação e guia, esperança e luz na hora da morte. Livrai-nos de tudo que possa ofender-vos e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus. Preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo; dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais. Livrai-nos da tentação do demónio, para que, trilhando o caminho da virtude, possamos um dia ver-vos e amar-vos na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo